top of page

CAÍ NO GOLPE DO PIX. E AGORA?

  • Denise de Oliveira
  • 12 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

O PIX (Pagamento Instantâneo Brasileiro) é uma ferramenta de meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC), razão pela qual permite que seja realizadas transferências entre contas em questão de poucos segundos, a qualquer hora ou dia.


No entanto, com a facilidade e praticidade do PIX, também vieram muitas dores de cabeça ao usuário, sendo que virou alvo de aplicação de muitos golpes e fraudes através do PIX.


Com isso, se você, por um descuido ou desconhecimento, cair em um golpe do PIX, veja os primeiros passos que deverão ser executados imediatamente, para conseguir a possível devolução do seu dinheiro transferido mediante fraude. Quais sejam:

  1. Primeiramente, se você percebeu que foi vítima de um golpe, registre imediatamente, uma reclamação no banco da conta do golpista. Se possível, é importante informar a chave PIX, número da agência, número da conta, nome do beneficiário e o ID da transação (dados aparecem no comprovante da transação). Com essa informação, a financeira pode impedir a realização de novos golpes;

  2. Registre um Boletim de Ocorrência, relatando todo o ocorrido;

  3. Notifique, também, a instituição bancária em que você é cliente, relatando que você gostaria de solicitar o BLOQUEIO CAUTELAR da chave PIX do golpista, razão pela qual o banco poderá efetuar uma marcação da chave PIX, da conta e do usuário de destino do dinheiro, no intuito de evitar novos casos de golpes, reduzindo o risco para todos os usuários.

  4. Também é válido, registrar uma reclamação nos canais do Banco Central e Consumidor.gov.

Vale informar, que o banco possui o prazo de 15 dias para lhe enviar uma resposta sobre a análise de suposto golpe e se é passível de devolução.


Caso a resposta do banco seja negativa em relação a devolução, você terá a possibilidade da devolução do dinheiro ser realizada judicialmente.


Surgiu alguma dúvida? Procure sempre um advogado de sua confiança e especialista sobre o assunto.



Artigo criado por: Denise de Oliveira


Comments


© 2024 por Denise de Oliveira. Criado com Wix.com

bottom of page