CONHEÇA AS 5 PRINCIPAIS FRAUDES DE PIX APLICADAS ATUALMENTE!
- Denise de Oliveira
- 18 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

A ferramenta PIX criada pelo Banco Central do Brasil, trouxe ao brasileiro muita praticidade na questão de transferência, sendo que essa ferramenta permite que as transferências sejam recebidas instantaneamente e sem muitas complicações.
No entanto, com as prós sempre tem os contras, não é mesmo? Pois bem, com a facilidade dessa transação, foram criadas diversas formas de aplicação de golpes, fazendo com que milhares de usuários dessa ferramenta, acabem fazendo transferências mediante à alguma situação de fraude.
Neste artigo, trago as cinco principais fraudes do PIX aplicadas atualmente. Veja a seguir:
EMAILS E PÁGINAS MALICIOSAS NA INTERNET: Induzem a vítima ao erro, fazendo-o a ceder seus dados aos golpistas pensando que está fornecendo-os a uma instituição séria. Neste casos, os golpistas se passam por bancos enviando links falsos para cadastro no PIX. Ao clicar nestes links e preencher as informações solicitadas, como por exemplo, CPF, dados da conta e números de celular, os dados são cadastrados como chave PIX de uma conta do golpista.
WHATSAPP: Por meio de uma mensagem de texto com link, induzindo o usuário a clicar para resolver algum problema, o criminoso consegue acessar a conta de WhatsApp da vítima e envia mensagens para sua lista de contatos solicitando pagamentos via PIX para uma conta controlada pelo criminoso.
PIX AGENDADO: O agendamento é um dos recursos do PIX que faz parte do serviço desde que foi lançado e também acabou se tornando alvo dos golpistas. Eles fazem o agendamento de uma transferência e, antes de ela ser efetivada, os criminosos entram em contato com a pessoa avisando que foi feita por engano e solicitam a devolução do valor o quanto antes. Ao a devolução ser feita, os golpistas encerram o agendamento e acabam ficando com o valor depositado pela vítima, já que o valor agendado não entra na conta imediatamente, somente na data marcada. Por isso, é válida atenção redobrada sempre que receber a notificação de PIX agendado e ser procurado por alguém avisando de engano. Cuidado, pois pode ser golpe!
INVASÃO DE DISPOSITIVOS: Clientes de instituições financeiras recebe, ligações de golpistas, que afirmam que seus dispositivos, seja celular, computador ou tablet, precisam de ajustes para fazer transações com o PIX. A partir daí, os aparelhos podem ser invadidos pelos criminosos, que roubam dado pessoais, chaves e senhas.
TRANSFERÊNCIA EM DOBRO: Trata-se de vídeos e mensagens sobre suposto bug do PIX que permitiria receber dinheiro em dobro na conta usando transferências com chave aleatória. A mensagem diz que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para chaves específicas e, na sequência, compartilham supostos números que funcionam, mas essas chaves são das contas dos próprios golpistas. É uma armadilha para fazer a pessoa transferir dinheiro para a conta dos criminosos.
Já foi vítima de um golpe de PIX? Conte-me nos comentários.
Comments